Se você vive em locais onde o clima é moderado ou frio, não tem com o que se preocupar, mesmo se a sua casa for bem próxima da praia – você só ouvirá falar em ciclones nos jornais. Afinal, os ciclones não são chamados de tropicais à toa: eles se formam em regiões tropicais ou subtropicais, pois precisam de água quente para que entrem em ação.
7 Dicas de Como Sobreviver a Catástrofes Naturais
10 Maneiras de Sobreviver a um Terremoto
Este Fenômeno Mata Milhares de Vidas Todos os Anos, Mas Poucas Pessoas Sabem Sobre Ele!
MINUTAGENS:
Por que um ciclone tropical é tão perigoso 0:42
Depressão tropical 1:58
Tempestade tropical 2:42
Furacão ou tufão? 3:05
E os tornados? 4:04
O lugar mais seguro de um tornado 5:28
Quão poderoso um furacão pode ser:
- Categoria 1 6:49
- Categoria 2 7:17
- Categoria 3 7:40
- Categoria 4 8:09
- Categoria 5 8:44
#furacão #tornado #Incrível
RESUMO:
- O ciclone tropical é uma massa enorme de nuvens que se aglomera no céu e começa a girar em sentido anti-horário por causa da pressão extremamente baixa do ar.
- Os ciclones tropicais ocorrem com muito mais frequência do que você imagina! Mas só alguns deles crescem e se tornam fortes a ponto de virarem furacões ou tufões.
- A versão mais fraca de um ciclone tropical é chamada de depressão tropical. Trata-se também de um redemoinho de massa de nuvens, geralmente acompanhado de tempestades, mas a força dos ventos não é tão grande.
- Quando os ventos são mais fortes que 62 km/h, o ciclone é chamado de tempestade tropical. Aí já é uma ameaça mais séria, e é melhor se esconder bem dentro de casa, pois as rajadas de ventos podem chegar a 117 km/h.
- E só se o vento ficar mais poderoso que 117 km/h, é que ele recebe o nome de furacão ou tufão.
- Se um ciclone tropical severo, com ventos de mais de 120 km/h, surgir no Atlântico Norte ou no Noroeste do Pacífico, ele é chamado de furacão. Se surgir no Noroeste do Pacífico, é um tufão.
- Nós ouvimos falar mais sobre furacões do que tufões porque o Oceano Atlântico é mais quente do que o Pacífico, e a água quente age como um combustível para os ciclones.
- Os tornados podem se formar em qualquer lugar, tanto no mar quanto na terra. Mas as características dele não param por aí.
- Apesar de seu terrível poder, o tornado é um acontecimento muito localizado e dura pouco. O maior registrado pelos cientistas tinha pouco mais de 2 km de diâmetro e durou cerca de uma hora.
- O centro de furacões e de tufões, por sua vez, geralmente é calmo e sem vento – tão calmo que é até assustador. Ele é chamado de o olho do furacão ou do tornado, e é o lugar mais seguro para ficar se você for pego por esse fenômeno.
- Existem 5 categorias de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA. A categoria 1 é só um pouco mais intensa do que uma tempestade tropical, e em alguns países é até considerada como tal.
- A categoria 2 já é outra história. O vento sopra a velocidades de até 176 km/h, e é aí que o problema começa.
- Quando o furacão cresce até a Categoria 3, já é um desastre. Primeiro, ele é grande. Segundo: é poderoso. Os ventos chegam a 207 km/h, e ser atingido por uma rajada dessas é como ser atropelado por um carro de corrida.
- Um furacão da Categoria 4 é algo que não dá pra ver com seus próprios olhos. Com rajadas que atingem 252 km/h, pode arrancar árvores do chão e fazer objetos enormes voarem, provocando um estrago danado.
- E por fim, um furacão da Categoria 5 é uma coisa a ser evitada a todo custo. Em outras classificações, é até chamado de supertufão, ou de supertempestade ciclônica, e esses nomes já dizem tudo.
- Mais uma coisinha: algum tempo atrás, só eram dados nomes femininos aos furacões. Mas há alguns anos, oportunidades iguais surgiram também no serviço meteorológico, e agora as tempestades são batizadas com nomes dos dois gêneros.
Inscreva-se em Incrível:
Nossas Redes Sociais:
Facebook:
IDEIAS INCRÍVEIS
Para mais vídeos e artigos, acesse:
Música por Epidemic Sound
Materiais de bancos de imagens (fotografias, vídeos e outros)
0 Comments